Automação é um tema que surge cada vez mais nas esferas do marketing em diversos setores. Atualmente, as empresas que não usam automação são uma exceção mais perceptível do que aquelas que a adotaram. Mas por quê?
Outro conceito muito importante em marketing é a otimização de processos. Sem otimizar tarefas e atividades diárias, você fica preso a esquemas desatualizados e muitas vezes inadequados que desperdiçam tempo, recursos e mão de obra.
Otimização é aproveitar ao máximo o que você tem disponível. Claro que sem automação é possível desenvolver atividades que farão a empresa avançar, mas o ritmo não será o mesmo.
As ferramentas de automação de marketing são capazes de fazer uma diferença perceptível rapidamente, criar um atendimento personalizado, o que impacta positivamente em todas as áreas de atuação da empresa.
Por exemplo, a imagem, aumentando a frequência de comunicação com o público, proporcionando-lhe conteúdos personalizados, estreitando a relação através de mensagens selecionadas.
Tudo isto traduz-se na imagem e, consequentemente, na confiança que o público deposita na empresa. Assim, é muito mais fácil realizar atividades de marketing mais precisas e implementar KPIs reais .
Automação de Marketing como elemento necessário
Toda empresa é uma espécie de quebra-cabeça. Quando um elemento está faltando, ainda é possível ver o quadro geral, mas sempre estará incompleto. Uma analogia simples, mas que ilustra melhor a importância do uso de ferramentas de marketing em uma empresa.
Diariamente, um profissional de marketing utiliza diversas ferramentas digitais para otimizar seu trabalho e conseguir melhores resultados nas campanhas e estratégias implementadas.
Um profissional de marketing, usando inúmeros programas e plataformas que melhoram a comunicação com o público, não apenas envia mensagens.
Ao mesmo tempo, ele coleta e analisa dados sobre esse público, cujo uso correto lhe dá uma percepção direta das mudanças em seus padrões de pensamento e ação.
Esses dados são a base para todas as atividades de marketing. Uma métrica específica pode ser priorizada em um setor e menos importante em outro. No entanto, extrair as informações necessárias nem sempre é fácil.
Ao operar em várias plataformas, você precisa analisar dados de várias fontes, comparar e completar.
Um sistema de automação de marketing permite integrar as ferramentas que você usa e fornece relatórios resumidos.
Tudo em um só lugar, o que torna o processo de coleta e análise muito mais curto, e os resultados são mais transparentes, mais fáceis de apresentar para um público mais amplo e praticamente prontos para uso.
Os últimos anos mostraram que o público está mudando para o esquema ” aqui e agora ” cada vez mais rapidamente. Eles precisam receber informações continuamente e informações que tenham valor real para eles.
Os dias de mensagens genéricas já se foram. Hoje, sem uma comunicação personalizada efetiva, definida com precisão quanto às necessidades e preferências de grupos específicos e marketing em tempo real, é praticamente impossível se destacar da concorrência.
Automação, personalização, otimização
Cada um dos elementos acima está interconectado. Graças a um sistema de automação de marketing, é possível dividir a lista de destinatários/contatos em grupos menores.
Nesses grupos, definir métricas específicas para rastrear, definir KPIs realistas e preparar mensagens personalizadas.
Tudo isso se traduzirá tanto na Jornada do Cliente quanto na Experiência do Cliente, que podem ser desenhadas ou melhoradas em muito menos tempo, sem a necessidade de grandes custos.
Olhando para a quantidade de trabalho realmente feito e descobrindo que ainda sobra espaço na agenda para focar em outras prioridades.
É isso que a automação oferece, entre outras coisas, permite que você economize dinheiro. O tempo será o recurso mais economizado.
Com a automação das atividades de marketing, muitos processos podem ocorrer em segundo plano, sem a participação do profissional de marketing e sem a necessidade de dar sinal verde (a todo momento) para iniciar/convocar alguma ação.
A personalização é um dos principais objetivos de um profissional de marketing, embora possa ser alcançado sem automação, todo o processo será mais difícil e demorado e, portanto, a “otimização” será dolorosa.
Em suma, a automação é uma peça importante do quebra-cabeça de marketing da empresa.
Disponível em: <https://180graus.com/apreender/os-beneficios-da-automacao-dos-processos-de-marketing/>.