Kara Marketing & Comunicação

Automação de Processos em Marketing

Automação é um tema que surge cada vez mais nas esferas do marketing em diversos setores. Atualmente, as empresas que não usam automação são uma exceção mais perceptível do que aquelas que a adotaram. Mas por quê?

Outro conceito muito importante em marketing é a otimização de processos. Sem otimizar tarefas e atividades diárias, você fica preso a esquemas desatualizados e muitas vezes inadequados que desperdiçam tempo, recursos e mão de obra.

Otimização é aproveitar ao máximo o que você tem disponível. Claro que sem automação é possível desenvolver atividades que farão a empresa avançar, mas o ritmo não será o mesmo.

As ferramentas de automação de marketing são capazes de fazer uma diferença perceptível rapidamente, criar um atendimento personalizado, o que impacta positivamente em todas as áreas de atuação da empresa.

Por exemplo, a imagem, aumentando a frequência de comunicação com o público, proporcionando-lhe conteúdos personalizados, estreitando a relação através de mensagens selecionadas.

Tudo isto traduz-se na imagem e, consequentemente, na confiança que o público deposita na empresa. Assim, é muito mais fácil realizar atividades de marketing mais precisas e implementar KPIs reais .

Automação de Marketing como elemento necessário

Toda empresa é uma espécie de quebra-cabeça. Quando um elemento está faltando, ainda é possível ver o quadro geral, mas sempre estará incompleto. Uma analogia simples, mas que ilustra melhor a importância do uso de ferramentas de marketing em uma empresa.

Diariamente, um profissional de marketing utiliza diversas ferramentas digitais para otimizar seu trabalho e conseguir melhores resultados nas campanhas e estratégias implementadas.

Um profissional de marketing, usando inúmeros programas e plataformas que melhoram a comunicação com o público, não apenas envia mensagens.

Ao mesmo tempo, ele coleta e analisa dados sobre esse público, cujo uso correto lhe dá uma percepção direta das mudanças em seus padrões de pensamento e ação. 

Esses dados são a base para todas as atividades de marketing. Uma métrica específica pode ser priorizada em um setor e menos importante em outro. No entanto,  extrair as informações necessárias nem sempre é fácil.

Ao operar em várias plataformas, você precisa analisar dados de várias fontes, comparar e completar. 

Um sistema de automação de marketing permite integrar as ferramentas que você usa e fornece relatórios resumidos.

Tudo em um só lugar, o que torna o processo de coleta e análise muito mais curto, e os resultados são mais transparentes, mais fáceis de apresentar para um público mais amplo e praticamente prontos para uso.

Os últimos anos mostraram que o público está mudando para o esquema ” aqui e agora ” cada vez mais rapidamente. Eles precisam receber informações continuamente e informações que tenham valor real para eles.

Os dias de mensagens genéricas já se foram. Hoje, sem uma comunicação personalizada efetiva, definida com precisão quanto às necessidades e preferências de grupos específicos e marketing em tempo real, é praticamente impossível se destacar da concorrência.

Automação, personalização, otimização

Cada um dos elementos acima está interconectado. Graças a um sistema de automação de marketing, é possível dividir a lista de destinatários/contatos em grupos menores. 

Nesses grupos, definir métricas específicas para rastrear, definir KPIs realistas e preparar mensagens personalizadas.

Tudo isso se traduzirá tanto na Jornada do Cliente quanto na Experiência do Cliente, que podem ser desenhadas ou melhoradas em muito menos tempo, sem a necessidade de grandes custos. 

Olhando para a quantidade de trabalho realmente feito e descobrindo que ainda sobra espaço na agenda para focar em outras prioridades.

É isso que a automação oferece, entre outras coisas, permite que você economize dinheiro. O tempo será o recurso mais economizado. 

Com a automação das atividades de marketing, muitos processos podem ocorrer em segundo plano, sem a participação do profissional de marketing e sem a necessidade de dar sinal verde (a todo momento) para iniciar/convocar alguma ação.

A personalização é um dos principais objetivos de um profissional de marketing, embora possa ser alcançado sem automação, todo o processo será mais difícil e demorado e, portanto, a “otimização” será dolorosa.

Em suma, a automação é uma peça importante do quebra-cabeça de marketing da empresa. 

Disponível em: <https://180graus.com/apreender/os-beneficios-da-automacao-dos-processos-de-marketing/>.

Sobre a Kara

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Automação de Processos em Marketing

Automação é um tema que surge cada vez mais nas esferas do marketing em diversos setores. Atualmente, as empresas que não usam automação são uma

Assessoria de Marketing

Muitos empresários estão receosos quando o assunto é contratar uma assessoria de Marketing. Afinal, terceirizar um departamento tão crucial pode dar aquele medinho básico. Mas, calma

Facebook Ads

Segundo o estudo Global Ad Spend Forecast, em 2022, o mercado digital impulsionou ainda mais os gastos com publicidade, sendo responsável por 55% do total. Dentro

Nos Siga :